Sommelier, a sua disposição!

Teriam inúmeras colocações para se fazer sobre a profissão, mas o principal objetivo é encorajá-los a utilizar cada vez mais os serviços dos sommeliers, que estão cada vez mais presentes em restaurantes do nosso país. O que posso lhes garantir é que a maior satisfação que temos é ver o apreciador de vinhos satisfeito com nosso serviço.

A priori vamos esclarecer algumas dúvidas comuns entre os amigos que buscam nossos serviços:

  • Enólogo: É o profissional que produz o vinho. Estuda solo, agronomia, ampelografia, processos de vinificação, etc.
  • Enófilo: É o apreciador do vinho. É aquele para quem todos os profissionais do vinho têm o prazer de desenvolver seus respectivos trabalhos.
  • Sommelier: É o profissional que tem a função de auxiliar o consumidor na escolha do vinho de acordo com o prato, ocasião, clima, etc. Estuda os tipos e estilos de vinhos, regiões produtoras, harmonizações gastronômicas, administra adegas, desenvolve os serviços e define cartas de vinhos.

Há registros muito antigos da função de escolher vinhos, citada muitas vezes como uma arte. Enquanto os escravos se ocupavam com as comidas, algum nobre cuidava das bebidas, consideradas divinas.

Abaixo alguns termos utilizados antes de chegarmos a atual denominação: sommelier.

  • Shagû, na Mesopotâmia do Século V;
  • Simposiarca, na Grécia Antiga;
  • RexBibendi, na Roma Imperial;
  • Magister Pincernarum, Echanson, Copeiro, Caviste e Baticularius, são alguns dos termos utilizados durante o Período Medieval.

No século XIX, com o surgimento de grandes hotéis e restaurantes em Paris, a função ganhou o nome e o conceito atuais. O termo vem do provençal saumalier, responsável pelos animais que carregavam a soma dos alimentos e bebidas. Além de vinhos e bebidas, o sommelier pode auxiliar o cliente na escolha de charutos, chás e digestivos.

Algumas pessoas dispensam os serviços deste profissional por terem a impressão equivocada de que este lhes ofertará somente opções de preço muito elevado. Pois eu digo aos amigos que nossa presença tem o objetivo de deixá-lo o mais seguro possível. O bom profissional tem a humildade de procurar entender o cliente em todas as esferas para apresentar-lhe as opções mais adequadas.

Cada ocasião, cada prato, pede um tipo de vinho e nossa função é conhecer profundamente a carta de vinhos e o menu para fazer a indicação de acordo com as expectativas de cada pessoa que nos confia esta função.

Em cada uma das nove unidades do Ráscal, há um sommelier disponível. Teremos o prazer em atendê-los.

Anderson Teixeira, sommelier da unidade Ráscal Itaim.

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
Esta entrada foi publicada em Vinhos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Sommelier, a sua disposição!

  1. Benedito Zaniboni disse:

    Queria registrar meus agradecimentos e meus parabéns ao sommelier da loja da Alameda Santos, o Mauro. Gente finíssima, excelente profissional, meu deu toda a assistência necessária e demonstrou conhecimento sobre o assunto. Mauro, grande abraço! Benê.

  2. Ráscal disse:

    Olá Benedito,

    Obrigado pelo elogio! Vamos repassá-lo ao sommelier Mauro!

    Um grande abraço,
    Equipe Ráscal

  3. moura disse:

    foi muito bom ter te acessado, pois aprendi muito com um pouco que você , se despois á me ensinar .obrigado.

  4. Carla Giacomelli disse:

    Olá, gostaria de saber se existem estágios na profissão de sommelier e como encontra-los. Que dicas vc dá para quem está para se formar?

    Muito grata,

    Carla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *