Chateau Haut Badon, uma jóia de Saint Émilion

Saint Émilion é uma sub região situada à margem direita do rio Dordogne, 50 quilômetros a leste da cidade de Bordeaux, na costa oeste da França. É lá que encontramos o Chateau de Mauvezin, propriedade da família Cassat. O primeiro vinho por eles produzido leva o nome da propriedade, Chateau Mauvezin,  e o segundo é denominado Chateau Haut Badon. É sobre esse último que falaremos nesta semana.

Enquanto a Cabernet Sauvignon domina a produção de vinhos do Médoc, principal sub região  de Bordeaux, situada à margem esquerda do Dordogne, na outra margem Saint Émilion produz  Merlot na maioria dos minúsculos vinhedos, podendo-se perceber também significativa presença de Cabernet Franc. Por conter menos taninos, estas cepas geralmente resultam em vinhos mais fáceis de beber. São mais macios, carnudos, redondos e amadurecem mais cedo.

Representando a 15ª geração de viticultores da família, Oliver Cassat produz seus vinhos utilizando os mais modernos processos de vinificação em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, mas mantém a tradição de descansar os vinhos em barricas de carvalho francês.

Vamos a algumas informações sobre nossa indicação da semana:
Uva: Merlot (50%), Cabernet Sauvignon (40%) e Cabernet Franc (10%). Utilizando-se o tradicional corte bordalês;
Temperatura de Serviço: 15 a 18ºC
Teor Alcoólico: 13% Vol.
Corpo: Médio

Avaliação
Visual: Vermelho ruby  escuro e reflexos violáceos;
Olfativa: Nariz complexo, com notas de frutas vermelhas e negras maduras, principalmente ameixas, amoras e cerejas, com toques de especiarias, azeitonas pretas e aromas terrosos. Intenso e elegante;
Gustativa: Confirmam-se as percepções olfativas. Acidez correta, equilibrando fruta e madeira. Presença de taninos finos e elegantes. Textura mais aveludada.  Final de boca longo e macio, proporcionando sensação de frescor e com leve toque de café;

Sugestões de harmonização :
-Cabrito Assado
-Ravioli de Ricota com Espinafre
-Risoto de Funghi

Esperamos que aproveitem nossa sugestão e os outros Bordeaux à disposição em nossa carta!

Anderson Teixeira (Sommelier Ráscal Itaim)

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
Esta entrada foi publicada em Vinhos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *