Para brindar a dois

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho. Em outros lugares do mundo, a data não é a mesma. Mas, aproveitando o clima por aqui, o Ráscal traz para você um pouco da história relacionada a essa romântica comemoração.

Uma das histórias mais conhecidas é a que deu origem à data em vários lugares do mundo, como Estados Unidos, Japão e alguns países europeus.

Nestes locais, a tradição conta que um bispo, chamado Valentine, contrariou as ordens de um imperador de proibir os casamentos. Por conta disso, ele foi preso e condenado à morte. Na prisão, o bispo acabou se apaixonando pela filha de um carceireiro, que era cega. A moça, por um milagre, voltou a enxergar.

No dia de sua a execução, marcada para 14 de fevereiro, Valentine deixou uma carta para a amada, na qual assinava como “seu namorado”. Daí surgiu a expressão em inglês “From your Valentine”. Desde então, comemora-se o Valentine’s Day.

No Brasil, a origem da data é menos romântica. Alguns atribuem a uma promoção lançada em 1948 pela loja Clipper, em São Paulo. Outros dão o crédito ao publicitário João Dória, que teria se inspirado no Valentine’s Day para introduzir no Brasil, em 1950, o “Dia dos Namorados”. Para alavancar vendas no mês de junho, Dória teria criado o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. Existe também a versão que faz menção à véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, celebrado historicamente em 13 de junho.

Independentemente dos motivos que levaram ao surgimento da data pelo mundo afora, o tema é um só e vale ser comemorado: o amor. Uma dica? Venha para o Ráscal e torne a data inesquecível, desfrutando de nossos deliciosos pratos e serviço de vinhos e espumantes. Deixamos aqui uma sugestão para regar esta data mais que especial:

Prosseco MionettoBrut

Um espumante branco da tradicional Vêneto, mais precisamente da comuna de Valdobbiadene, Itália. Perfeito para comemorações, esse vinho possui paladar delicado, cremoso, fresco e equilibrado, com destaque para notas florais e presença de frutas brancas como maçã verde, abacaxi, damascos e toques de pão tostado. É indicado para iniciar a refeição, mas também harmoniza bem com peixes e carnes brancas grelhadas.

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
Esta entrada foi publicada em Vinhos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *