Descongelamento correto dos alimentos

Sou Patrícia Bennheim, responsável pela segurança dos alimentos do Ráscal, e no post de hoje vou dar algumas dicas para você descongelar de maneira correta os alimentos em sua casa.

– Retire o alimento do freezer pelo menos dois dias antes do consumo e coloque-o na refrigeração.

Algumas pessoas têm o hábito de colocar peças de carne cruas para descongelar na parte de cima da geladeira, junto com alimentos prontos. Isso pode ocasionar uma contaminação, portanto devemos evitar. O correto é colocá-los cobertos, na parte inferior do refrigerador.

Outra coisa que não se deve fazer de maneira alguma é colocar os alimentos para descongelar no sol. Dessa forma, a parte superficial do produto descongela mais rápido e a parte interna continua congelada. Quanto mais tempo ficar exposto ao sol, maior a multiplicação de bactérias no alimento. Portanto nunca façam isso.

– Quando o produto a ser descongelado for pequeno, o processo pode ser feito no forno microondas, desde que o alimento seja consumido no mesmo dia; e uma vez descongelado, evite re-congelar este alimento.

Até a próxima!
Patrícia

Compartilhe
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
Esta entrada foi publicada em Novidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Descongelamento correto dos alimentos

  1. Bruno Cunha disse:

    Patricia, colocar alimentos ainda quentes na geladeira ou freezer diminui o risco de contaminação ou e mais um dito popular?
    Agradeço a atenção e parabéns pelo bom trabalho desenvolvido.

  2. Ráscal disse:

    Olá Bruno,

    Temos que evitar colocar alimentos ainda quentes pois isso aumenta a temperatura do equipamento, e pode prejudicar o armazenamento de outros alimentos. O ideal é deixar sair o vapor, por mais ou menos 30 minutos, para depois guardar na geladeira ou no freezer.

    Um abraço
    Patricia Bennheim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *